sexta-feira, 9 de abril de 2010

Loucura normal

Normalidade é convenção social. O ser humano nasce, estuda, faz faculdade, casa, tem filhos, ajuda a criar os netos, morre. Quem não seguir o "roteiro normal" pode correr sérios riscos de ser classificado como louco. Pior: quem não pensa ou age de acordo com a maioria tornar-se-á insano assim que alguém perceber suas diferenças e "alterações" de comportamento. Há um sério risco nessa rotulação de pessoas. O risco de desumanizar o humano. A graça toda da nossa espécie está justamente na peculiaridade e importância de pensamentos e visões diferentes do mundo de cada um.

Galileu Galilei era louco. Por quê? Porque decidiram classificá-lo como tal. Afinal, o Sol gira em torno da Terra. Quem disser o contrário é louco, pronto. Definitivamente, normalidade é convenção social. Imagine então um homem solteiro que decide adotar uma criança dentro de uma sociedade loucamente conservadora. Esse vai ser doente mental completo. Por quê? Porque homem tem que construir família, ter filhos, netos. A loucura só é real quando prejudica alguém. Louco é quem mata, rouba, rasga dinheiro. Louco é quem rotula os outros e fere uma das coisas mais preciosas: a diversidade.

Rotulemos garrafas de refrigerante. Seres humanos são diferentes e têm que ser diferentens. É essa diferença que gera discussões sadias e provoca mudanças. Condenemos os loucos que matam. Condenemos os loucos de Brasília. Afinal, a Terra gira em torno do Sol e ser solteiro até a morte não tem nada demais. Ser triste, rotulado e um "zero à esquerda" na sociedade é que não pode. Façamos a diferença. Sejamos loucos diante dos verdadeiros loucos!

4 comentários:

  1. aaaah Ramon, sou sua fã, você sabe, né?
    hahahaha
    e amei o texto, é a mais pura verdade...
    afinal, eu também sou louca, né?
    todos nós somos \e/


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. "Merabolante" ahuhauhauah

    Ficou mto bom! Mereceu o 10

    ResponderExcluir
  3. você escreve mt bem esta de parabéns ;D

    ResponderExcluir
  4. eu ameeei ^^
    vc escreve tão bem =D
    esse foi seu texto de produção?
    beeijo

    ResponderExcluir